terça-feira, 8 de junho de 2010

Educadores

Pestalozzi e Froebel-defenderam a importância de desenvolver uma educação voltada para os interesses e necessidades das crianças, valorizando a experimentação prática.
Declory e Montessori- apontam a necessidade de trabalhar com os métodos ativos. Montessori enfatizou a importância da atividade livre e da estimulação sensório-motora e Decroly criou os centros de interesses, nos quais os alunos escolhiam o que desejavam aprender.
Dewei- Kipaltrick- enfatizaram a importância de trabalhar com os alunos a partir de uma situação problemática, e que a escola deve ser um espaço vivo e aberto para a realidade, defendendo que as crianças adquiram experiência e conhecimento pela resolução de problemas práticos, em situações sociais.
Celéstin Freinet- propôs uma pedagogia de busca e de experiências, favorecendo a criança um papel ativo voltado para o trabalho e atividade em grupo, vivenciando situações de cooperação e a pesquisa do meio, bem como o envolvimento do aluno em atividades/projetos criativos.
Paulo Freire- foi responsável por introduzir o debate político e a realidade sociocultural no processo escolar com a educação libertadora e os denominados Temas Geradores Para Freire o ato de conhecer tem como pressuposto fundamental a cultura do educando, não para cristalizá-la, mas como ponto de partida para que ele avance na leitura do mundo, compreendendo-se como sujeito da história.
Hernándes – aponta que o projeto não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola, o ensino e a aprendizagem.
Vygotesky – O aluno aprende a partir da interação com o meio em que vive, com a realidade e com outras pessoas. Enfatiza a importância da interação social no processo de construção das funções psicológicas humanas. O aluno aprende a partir da interação com o meio em que vive, com a realidade e com outras pessoas. Cada ser humano é ao mesmo tempo ativo e interativo.
Piaget _explica o processo de aprendizagem e a aquisição dos conhecimentos.
Para ele o conhecimento é construído pelo sujeito, no contexto das interações com outras pessoas e/ou objetos. A construção se dá por meio de dois processos fundamentais de inteligência: assimilação e acomodação, que são componente de todo equilíbrio cognitivo.
Papert _ considerado o principal especialista do mundo em como a tecnologia pode proporcionar novas formas de aprender.Ele prioriza nos projetos, a utilização do uso do computador que segundo ele, constitui como referência para outras experiências.

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